Nascida em Woking em 1962, a Rev.ma e Muito Honorável Dame Sarah Mullally DBE é uma de quatro filhos, com duas irmãs e um irmão. Ela estudou na Winston Churchill Comprehensive School e no Woking Sixth Form College. Ela se tornou cristã aos 16 anos.
A Bispa Sarah estudou na South Bank Polytechnic e no Heythrop College, Universidade de Londres. Antes de ser ordenada, trabalhou como enfermeira no Serviço Nacional de Saúde, o que descreveu como “uma oportunidade para refletir o amor de Deus”. Ela se especializou como enfermeira oncológica e se tornou enfermeira-chefe no Westminster Hospital, antes de ser nomeada Diretora de Enfermagem no Chelsea and Westminster Hospital. Em 1999, aos 37 anos, foi nomeada Diretora de Enfermagem do Governo da Inglaterra no Departamento de Saúde. Ela foi a pessoa mais jovem a ser nomeada para o cargo. A Bispa Sarah foi nomeada Dama Comendadora do Império Britânico em 2005, em reconhecimento à sua contribuição excepcional para a enfermagem.
Enquanto trabalhava como Diretora de Enfermagem da Inglaterra, ela discerniu um chamado para a ordenação e ingressou no ministério de treinamento no Instituto de Educação Teológica do Sudeste. Ela foi ordenada em 2001 e serviu como curadora em St Saviour's Battersea Fields, inicialmente como ministra não remunerada, antes de deixar seu cargo no governo em 2004, o que ela descreveu na época como “a maior decisão que já tomei”. Em 2012, foi nomeada Cônega Tesoureira na Catedral de Salisbury e, três anos depois, assumiu o cargo de Bispa Sufragânea de Crediton, na Diocese de Exeter, a quarta mulher a se tornar Bispa na Igreja da Inglaterra. Ela foi consagrada na Catedral de Canterbury, ao lado da Bispa de Gloucester, Rachel Treweek. Em 12 de maio de 2018, a Bispa Sarah foi empossada como o 133.º Bispo de Londres na Catedral de São Paulo, a primeira mulher a ocupar o cargo.
A Bispa Sarah faz parte da Câmara dos Lordes como uma dos Lordes Espirituais, tendo sido apresentada em 24 de maio de 2018. Seu discurso inaugural prestou homenagem ao NHS em seu 70.º aniversário, dizendo aos Lordes: “Sou a Bispa que sou hoje por causa daquela primeira vocação para a enfermagem, e a compaixão e a cura são constantes no coração de quem eu sou.” Ela foi empossada como membro do Conselho Privado em março de 2018 e se tornou Decana das Capelas Reais de Sua Majestade em julho de 2019.
Como Bispa de Londres, a Bispa Sarah falou regularmente sobre permitir que “todos os londrinos encontrem o amor de Deus em Cristo". A Bispa Sarah liderou o processo Vivendo em Amor e Fé da Igreja da Inglaterra de 2020 a 2023. Isso incluiu os estágios formativos de discernimento e tomada de decisão, que levaram à introdução das Orações de Amor e Fé para casais do mesmo sexo. Ela participou no Church’s National Safeguarding Steering Group e também é Bispa Líder para questões de Saúde e Assistência Social.
Como Lorde Espiritual, ela se baseou em sua experiência pastoral e em sua formação em enfermagem e assistência médica e desempenhou um papel fundamental nos debates em curso sobre morte assistida.
Este ano, ela presidiu o Grupo de Trabalho de Financiamento do Triênio, que desenvolveu o plano de gastos trienal da Igreja da Inglaterra, que levou a investimentos significativos em igrejas locais e no clero paroquial.
A Bispa Sarah é casada com Eamonn, um arquiteto de TI e empreendedor nascido na Irlanda, que gosta de apicultura e é voluntário como guia turístico em Londres. O casal tem dois filhos adultos, Liam e Grace. Ela manteve seu interesse no serviço de saúde, tendo sido diretora não executiva no Royal Marsden NHS Foundation Trust e, em seguida, no Salisbury NHS Foundation Hospital. Ela é presidente da Christian Aid. Ela falou abertamente sobre sua dislexia, descrevendo suas dificuldades com a escrita e a leitura. Em seu tempo livre, ela adora cozinhar, caminhar e fazer cerâmica.