A Rev.ma e Muito Honorável Dame Sarah Mullally DBE será o 106.º Arcebispo de Cantuária 

AB Sarah 1920x 1080

Sua Majestade o Rei aprovou a nomeação da Bispa de Londres, a Rev.ma e Muito Honorável Dame Sarah Mullally, como a próxima Arcebispa de Cantuária, anunciou Downing Street.

O 106.º Arcebispo de Cantuária desde que Santo Agostinho chegou a Kent vindo de Roma no ano 597, a Bispa Sarah será a primeira mulher a ocupar este cargo. 

Ela tomará posse em uma cerimônia na Catedral de Cantuária em março de 2026.  

Sarah Mullally exerce o cargo de Bispa de Londres desde 2018, a primeira mulher nomeada para esse cargo, e antes disso foi Bispa de Crediton, na Diocese de Exeter. Antes de sua ordenação em 2001, ela foi Diretora de Enfermagem do Governo da Inglaterra – a pessoa mais jovem a ser nomeada para esse cargo, aos 37 anos – tendo-se especializado anteriormente como enfermeira oncológica. A Bispa Sarah descreveu a enfermagem como “uma oportunidade de refletir o amor de Deus”.

A Comissão de Nomeações da Coroa (CNC) para Cantuária nomeou a Bispa Sarah após um processo de consulta pública e discernimento em oração iniciado em fevereiro deste ano. A CNC de Cantuária era composta por representantes de toda a Igreja da Inglaterra, da Comunhão Anglicana global e da Diocese de Cantuária.

O bispo mais graduado da Igreja da Inglaterra, o arcebispo de Cantuária, desempenha várias funções, incluindo a de bispo diocesano da Diocese de Cantuária, Primaz de toda a Inglaterra e Metropolita, bem como primus inter pares - ou primeiro entre iguais - dos Primazes da Comunhão Anglicana global, que consiste em cerca de 85 milhões de pessoas, em 165 países. Na Câmera dos Lordes, o Arcebispo de Cantuária é um dos 26 bispos que compõem os Lordes Espirituais. 

A Bispa Sarah disse: “Ao responder ao chamado de Cristo para este novo ministério, faço-o com o mesmo espírito de serviço a Deus e aos outros que me motivou desde que me converti à fé enquanto adolescente.

Em cada etapa dessa caminhada — seja na minha carreira de enfermagem ou no meu ministério cristão — aprendi a ouvir com atenção: às pessoas e ao suave impulso de Deus, buscando reunir as pessoas para que encontrem esperança e cura.

“Quero, muito simplesmente, encorajar a Igreja a continuar a crescer na confiança no Evangelho, a falar do amor que encontramos em Jesus Cristo e a deixar que ele molde as nossas ações.

“E espero compartilhar essa jornada de fé com os milhões de pessoas que servem a Deus e as suas comunidades nas paróquias de todo o país e em toda a Comunhão Anglicana global.

Sei que esta é uma imensa responsabilidade, mas a abraço com paz e com a confiança de que Deus me sustentará, como Ele sempre fez.”

Lord Evans, Presidente da Comissão de Nomeações da Coroa para Cantuária, disse: “Foi um grande privilégio presidir a Comissão de Nomeações da Coroa, que procurou discernir quem Deus está chamando para liderar a Igreja da Inglaterra e a Comunhão Anglicana como Arcebispo de Cantuária. Esse discernimento começou com a consulta pública, que ouviu as vozes de milhares de pessoas expressando suas esperanças para essa nomeação, e continuou até a reunião final da Comissão. Gostaria de agradecer a todos aqueles que participaram neste processo, em particular aqueles que dedicaram o seu tempo a partilhar as suas opiniões na consulta e aos membros da Comissão que trabalharam tão diligentemente ao longo de vários meses, com a competente assistência dos Secretários de Nomeações e da equipe de Nomeações e Vocações do Lambeth Palace. Estarei orando pela Bispa Sarah, que se prepara para assumir este novo ministério nos próximos meses.”

O Bispo Anthony Poggo, Secretário Geral da Comunhão Anglicana, disse: “Acolho com satisfação e elogio a nomeação da Bispa Sarah como a próxima Arcebispa de Cantuária e convido as igrejas da Comunhão Anglicana global a orarem por ela enquanto se prepara para assumir este importante ministério. Que Deus lhe conceda sabedoria e discernimento, enquanto ela busca ouvir as Igrejas membros, incentivar o apoio mútuo e promover a unidade.

O Escritório da Comunhão Anglicana está totalmente comprometido em apoiar seu ministério à medida que ela trabalha com outras províncias e os instrumentos da Comunhão Anglicana. Oremos para que Deus derrame Seu Espírito sobre a Comunhão Anglicana para compartilhar com ousadia o amor transformador de Cristo e a esperança do Evangelho no mundo de hoje.”