Assunto: Culto Comemorativo do 50º aniversário da Sagração do 1º Bispo da Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana
A Igreja Lusitana está em FESTA.
Após a sua institucionalização em 1880, vai celebrar o 50º. Aniversário da Sagração do seu Primeiro Bispo, D. António Ferreira Fiandor, que teve lugar a 22 de Junho de 1958.
O Culto comemorativo realizar-se-á no próximo sábado, 21 de Junho pelas 15h30, na Catedral de S. Paulo (Ex Convento dos Marianos), à Rua das Janelas Verdes, 32, em Lisboa, e será presidido por D. Fernando Soares, o actual Bispo Diocesano, com a presença do Arcebispo de Armagh da Igreja da Irlanda, do Bispo das Congregações Episcopais Americanas na Europa, do Bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, do Bispo da Igreja Espanhola Reformada Episcopal e ainda o Bispo da Igreja Velho-Católica da Alemanha em representação do Senhor Arcebispo de Ultreque. Estará também presente o Senhor D.Anacleto Oliveira, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa e ainda representantes de outras Igrejas com quem a Igreja Lusitana mantém relações ecuménicas.
Durante aquela celebração, para a qual se espera muito povo das diversas comunidades lusitanas do país, vão ser ordenados um Diácono e um Presbítero.
Em local apropriado da Catedral está em exibição a exposição itinerante episcopos sobre os Bispos da Igreja Lusitana.
Poderá ser encontrada mais informação no site da Igreja Lusitana: www.igreja-lusitana.org
Centro Diocesano da Igreja Lusitana
Departamento de Comunicação
Sérgio Pinho Alves
Apartado 392
4430-003 Vila Nova de Gaia
Portugal
Telf.: (351) 223754018 - Fax: (351) 223752016
E-mail: comunicacao@igreja-lusitana.org
Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana)
Surgiu na segunda metade do séc. XIX, em Março de 1880, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal, refutando os dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa e também os excessos do marianismo popular, advogando a leitura da Bíblia pelos crentes, uma liturgia em português e um governo da Igreja partilhado entre clérigos e leigos.
Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, tendo como Autoridade Metropolitana o Arcebispo de Cantuária, na sua qualidade de foco visível de unidade naquela Comunhão.
A Comunhão Anglicana é uma família de Igrejas que congrega 83 milhões de pessoas em todos os continentes e é constituída por cerca de 39 Províncias ou Igrejas nacionais e autónomas, que se dirigem por si mesmas, respondendo às necessidades e particularidades de cada povo.
A Igreja Lusitana tem mantido, desde a década de 60 do século passado, uma postura ecuménica, participando em diálogos, encontros e celebrações com a Igreja Católica Romana e outras Igrejas.