Anglican leader Dr. Luís César Pereira to be honoured by civic and ecumenical officials
Aos Órgãos de Comunicação Social
No próximo dia 25 de Abril, pelas 14h30, terá lugar a inauguração pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, "Parque Urbano Dr. Luís César Pereira" em homenagem aquele "médico e filantropo que se devotou ao serviço de Cristo, quer no seu episcopado, quer no Movimento Ecuménico em Portugal."
Seguidamente irá realizar-se um Culto Ecuménico ao ar livre, presidido pelo Sr. D. Fernando Soares, Bispo da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana, onde estarão presentes várias Igrejas e entidades públicas e privadas.
D. Luís César Pereira
Nasceu a 22 de Abril de 1908, em Vila Franca de Xira
Cursou Medicina na Faculdade de Medicina, em Lisboa, foi casado e pai de 5 filhos.
Em 1948, ingressa na Igreja Lusitana, onde é ordenado Diácono (24/4/1949) e Presbítero (8/10/1950).
Durante a década de 1950 serve a Igreja como Pároco de S. Mateus (V. F. Xira) e é um dos principais dinamizadores de um movimento de renovação litúrgica, canónica e pastoral de grande alcance nas comunidades lusitanas.
Foi sagrado Bispo, depois de eleito pelo Sínodo Diocesano, na Catedral de S. Paulo, em 24/06/1962, assumindo o cargo de Bispo Diocesano nesse mesmo ano. O seu episcopado ficou assinalado pela renovação litúrgica, pedagogia da vivência sacramental e modernização das estruturas eclesiais, bem como pelo grande entusiasmo que colocou no diálogo ecuménico e nas relações com diversas igrejas episcopais, que viriam a culminar, em 1980, na integração da Igreja Lusitana na Comunhão Anglicana.
Em 1981 resigna ao cargo de Bispo Diocesano, continuando ligado às actividades da Diocese e à vida da Paróquia de S. Mateus até à sua partida para Deus, a 6 de Novembro de 1984.
Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana)
Surgiu na segunda metade do séc. XIX, em Março de 1880, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal, refutando os dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa e também os excessos do marianismo popular, advogando a leitura da Bíblia pelos crentes, uma liturgia em português e um governo da Igreja partilhado entre clérigos e leigos.
Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, tendo como Autoridade Metropolitana o Arcebispo de Cantuária, na sua qualidade de foco visível de unidade naquela Comunhão.
A Comunhão Anglicana é uma família de Igrejas que congrega 83 milhões de pessoas em todos os continentes e é constituída por cerca de 39 Províncias ou Igrejas nacionais e autónomas, que se dirigem por si mesmas, respondendo às necessidades e particularidades de cada povo.
A Igreja Lusitana tem mantido, desde a década de 60 do século passado, uma postura ecuménica, participando em diálogos, encontros e celebrações com a Igreja Católica Romana e outras Igrejas.
Poderá ser encontrada mais informação no site da Igreja Lusitana: www.igreja-lusitana.org
Ends