Anglican Communion News Service - Digest News

 

Portugal Centenary marked

Anglican leader Dr. Luís César Pereira to be honoured by civic and ecumenical officials

Aos Órgãos de Comunicação Social

No próximo dia 25 de Abril, pelas 14h30, terá lugar a inauguração pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, "Parque Urbano Dr. Luís César Pereira" em homenagem aquele "médico e filantropo que se devotou ao serviço de Cristo, quer no seu episcopado, quer no Movimento Ecuménico em Portugal."

Seguidamente irá realizar-se um Culto Ecuménico ao ar livre, presidido pelo Sr. D. Fernando Soares, Bispo da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana, onde estarão presentes várias Igrejas e entidades públicas e privadas.

D. Luís César Pereira

Nasceu a 22 de Abril de 1908, em Vila Franca de Xira

Cursou Medicina na Faculdade de Medicina, em Lisboa, foi casado e pai de 5 filhos.

Em 1948, ingressa na Igreja Lusitana, onde é ordenado Diácono (24/4/1949) e Presbítero (8/10/1950).

Durante a década de 1950 serve a Igreja como Pároco de S. Mateus (V. F. Xira) e é um dos principais dinamizadores de um movimento de renovação litúrgica, canónica e pastoral de grande alcance nas comunidades lusitanas.

Foi sagrado Bispo, depois de eleito pelo Sínodo Diocesano, na Catedral de S. Paulo, em 24/06/1962, assumindo o cargo de Bispo Diocesano nesse mesmo ano. O seu episcopado ficou assinalado pela renovação litúrgica, pedagogia da vivência sacramental e modernização das estruturas eclesiais, bem como pelo grande entusiasmo que colocou no diálogo ecuménico e nas relações com diversas igrejas episcopais, que viriam a culminar, em 1980, na integração da Igreja Lusitana na Comunhão Anglicana.

Em 1981 resigna ao cargo de Bispo Diocesano, continuando ligado às actividades da Diocese e à vida da Paróquia de S. Mateus até à sua partida para Deus, a 6 de Novembro de 1984.

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana)

Surgiu na segunda metade do séc. XIX, em Março de 1880, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal, refutando os dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa e também os excessos do marianismo popular, advogando a leitura da Bíblia pelos crentes, uma liturgia em português e um governo da Igreja partilhado entre clérigos e leigos.

Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, tendo como Autoridade Metropolitana o Arcebispo de Cantuária, na sua qualidade de foco visível de unidade naquela Comunhão.

A Comunhão Anglicana é uma família de Igrejas que congrega 83 milhões de pessoas em todos os continentes e é constituída por cerca de 39 Províncias ou Igrejas nacionais e autónomas, que se dirigem por si mesmas, respondendo às necessidades e particularidades de cada povo.

A Igreja Lusitana tem mantido, desde a década de 60 do século passado, uma postura ecuménica, participando em diálogos, encontros e celebrações com a Igreja Católica Romana e outras Igrejas.

Poderá ser encontrada mais informação no site da Igreja Lusitana: www.igreja-lusitana.org

Ends



Search

Search

Archives By Month

Archives by Area